O SOLO COMO MESTRE

O que pode haver de mais generoso, resiliente, paciente e compassivo do que o solo que acolhe a semente, os nossos pés e corpo, a nossa casa e o nosso alimento?

O solo guarda com todos os seres vivos uma relação de doação, gratidão e altruísmo incondicionais. Tudo nos dá e oferta sem pedir em troca.
O solo é vida e virtude em (constante) movimento. E uma grande lição de humildade e respeito a nos inspirar e orientar.
A terra é altruísta, porque dedica-se, desinteressadamente, a gerar e produzir.
É generosa e gentil, ao receber a semente e com tão poucos recursos, multiplica o alimento e seus benefícios.
A terra é simples porque é pura, autossuficiente e modesta em sua riqueza.
E é empática porque produz o alimento que sacia a nossa necessidade.
Com amor e reverência à terra e suas virtudes, nós, do Instituto BIO, queremos ser como ela em sua relação com o mundo: produzindo e servindo quem chega até nós – clientes, colaboradores, fornecedores, aprendizes, voluntários –com os mesmos atributos e a mesma dedicação e cuidado.
O Cuidado que temos com nosso corpo e as escolhas que fazemos precisam ser estendidos, como partes integrantes com relação à preservação do planeta.
Como fenômenos interconectados e interdependentes que somos, o amor e cuidado que devemos ter conosco é exatamente o mesmo que devemos ter com o planeta.
Esta é a essência que impulsiona nosso trabalho, e que está expressa em cada trabalho e impressa em nosso olhar, diariamente.

 

“O que acontece que nos desliga de nossa natureza compassiva, levando-nos a nos comportar de maneira violenta e baseada na exploração dos outros?”

– M. Rosenberg


Esta pergunta gerou a semente do Instituto BIO, que evoluiu e se tornou a essência de nosso trabalho – Eu (nós) e todos os seres – uma atitude e um tom que comunica a todos a importância que o outro tem para mim (nós), sendo todo e qualquer ser único e digno de reconhecimento e respeito.
A palavra que nos inspira, orienta e foca todas as nossas ações é COM.
Como seres relacionais, estamos conectados uns aos outros e nossa razão de ser e estar aqui e buscar uma reconexão com a natureza sobre a importância do valor do alimento. Esta postura é mais que uma crença ou uma visão de mundo, ela torna-se a expressão de valor, que dá sentido ao Instituto BIO.

O Instituto BIO é o resultado de uma longa e contínua construção que busca o DESENVOLVIMENTO HUMANO e a SUSTENTABILIDADE do planeta por meio da agroecologia e da gastronomia, facilitando o acesso da população aos alimentos orgânicos de boa qualidade, incentivando a agricultura familiar, a economia solidária e o comércio justo.
Nosso dia a dia é feito de decisões e atitudes que unem pessoas na missão humana de proteger e cuidar do meio ambiente e das pessoas.
Alimentar é um ato de amor – amor ao próprio corpo, amor à saúde e à existência. Na transição para um novo paradigma, o movimento dinâmico-evolutivo do universo é inexorável e nos questiona: sendo a vida um fenômeno interdependente e interconectado, nossos hábitos alimentares já transcendem a tradicional e limitante questão nutricional para atingir a questão ética. Se temos a natureza amorosa do universo, a benevolência do solo que tudo nos oferta, por que, então, devemos escolher o sofrimento de outros seres?
Nesta linha da coerência, ética e consciência, temos a BioCulinária como nossa principal ferramenta de trabalho, que amplia nossa visão sobre o direito fundamental ao alimento livre de máculas, pleno em saúde e em equilíbrio com todos os seres e com a nossa casa comum, o Planeta Terra.